A professora Dilina do Nascimento Marreiro, titular do Departamento de Nutrição da Universidade Federal do Piauí (UFPI), está entre os finalistas do prestigiado Prêmio Jabuti Acadêmico. O anúncio dos finalistas em cada categoria foi realizado pela Câmara Brasileira do Livro (CBL) na última quinta-feira, 18 de julho. Os vencedores serão revelados em uma cerimônia no dia 6 de agosto, no Teatro Sérgio Cardoso, em São Paulo.
Reconhecimento Acadêmico
O Prêmio Jabuti Acadêmico é um reconhecimento importante que valoriza as obras científicas, técnicas e profissionais no Brasil. “Cada etapa, cada novo anúncio de semifinalistas e finalistas, mostra a qualidade da produção acadêmica e científica brasileira”, afirmou Sevani Matos, presidente da CBL.
Sobre o Livro “Obesidade e Nutrição”
O livro “Obesidade e Nutrição”, de autoria da professora Dilina, tem como objetivo proporcionar aos profissionais da saúde um conhecimento aprofundado sobre a relação dos nutrientes com a obesidade. A obra aborda a importância de cada nutriente para o organismo humano, suas principais funções fisiológicas, recomendações de ingestão e fontes alimentares. Além disso, o livro discute a influência do sobrepeso e da obesidade no metabolismo dos nutrientes, bem como os aspectos relacionados às suas deficiências ou excessos.
Quem é a Professora Dilina do Nascimento Marreiro?
Fonte: Redes sociais (Instagram)
A professora Dilina possui graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Piauí, mestrado e doutorado em Ciências dos Alimentos pela Universidade de São Paulo. Ela é membro do conselho editorial de várias revistas científicas e tem uma extensa produção acadêmica, com 120 artigos publicados em periódicos especializados, 26 capítulos de livros e 1 livro publicado.
O Prêmio
Apoiado pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e pela Academia Brasileira de Ciências (ABC), o Prêmio Jabuti Acadêmico contempla a diversidade de áreas do conhecimento, baseada na tradicional estrutura adotada pela Coordenação de Pessoal de Nível Superior (Capes) e na própria experiência de 65 anos do Prêmio Jabuti.
Acompanhe a premiação: https://www.premiojabuti.com.br/academico/5-finalistas-academico/